terça-feira, 19 de abril de 2011

Fundação Joaquim Nabuco FUNDAJ

 Vinculada ao Ministério da Educação, a Fundação Joaquim Nabuco tem como missão promover atividades científicas e culturais, buscando a compreensão e o desenvolvimento da sociedade brasileira, prioritariamente as das regiões Norte e Nordeste.

Apesar de ser uma instituição de cunho federal, a Fundaj concentra a maior parte de suas ações no Recife, cidade onde se localiza sua sede. 


Em virtude da aproximação da professora Nátalia Barros com a FUNDAJ, devemos mostrar a importancia desta instituição para Pernambuco.

Histórico
1947 – O ano foi anunciado como preparatório das comemorações do centenário de Ruy Barbosa. Em 20 de maio, o deputado federal Gilberto Freyre, em discurso escrito, defende a importância de comemorar-se o centenário de nascimento de Joaquim Nabuco, em 1949, enaltecendo sua figura de reformador social. Sugere ao Ministério de Educação e Saúde a instituição de um prêmio de cinqüenta mil cruzeiros ao melhor ensaio sobre Nabuco e a publicação, em edição popular, dos discursos parlamentares onde ele se posiciona, na Câmara dos Deputados, como reformador social.

1948 – Em dezembro Gilberto Freyre defende em discurso na Câmara dos Deputados a criação de um instituto de pesquisas com o nome de Joaquim Nabuco, argumentando que a homenagem acrescentaria "ao efêmero e ao convencional das cerimônias simplesmente festivas e acadêmicas do centenário do grande brasileiro, alguma coisa de duradouro e fora das convenções".

1949 – Em 1o de janeiro o Diário de Pernambuco publicou matéria expressando um voto de louvor e de confiança ao instituto prestes a nascer: "Com o Instituto Joaquim Nabuco volta o Recife ao antigo esplendor de Centro de Renovação Social e Intelectual do Brasil".
Instalação - José Antônio Gonsalves, foi o primeiro Diretor do Instituto Joaquim Nabuco. O diretor da Biblioteca Pública, Dr. Olinto Costa Júnior, colocou as dependências da Instituição à sua disposição para as providências burocráticas iniciais de instalação. O oferecimento foi sustado, poucos dias depois, por uma contra-ordem proibitiva do então Secretário de Educação do Governo Barbosa Lima Sobrinho, Sylvio Rabello. O Instituto Joaquim Nabuco instalou-se em algumas salas cedidas pelo Instituto Arquelógico, na Rua do Hospício, 130, na cidade do Recife.

Primeira sede - Para realizar os trabalhos da instituição, foi alugado um chalé de 1870, característico do século XIX, a Vila Elvira, localizado à Av. Rui Barbosa, 1654, na Ponte D'Uchoa. Era um edifício amplo, com primeiro andar e um porão aproveitável, onde se instalou o que viria a ser a Biblioteca do Instituto. Um diminuto número de pesquisadores foi convidado a compor o que viriam a ser, mais tarde, as seções científicas do Nabuco. Desse modo, Renê Ribeiro, Renato Carneiro Campos, Paulo Maciel, juntamente com o próprio Diretor da Casa, José Antônio Gonsalves de Mello.

Sede Própria - Em 1952, uma ação conjunta do sociólogo Gilberto Freyre e do Diretor Paulo Maciel resultou na desapropriação, pelo Decreto nº 30838, de 15 de março de 1952, do prédio de nº 2.187 da Av. 17 de Agosto, no Caldeireiro, onde até hoje funciona a sede da Instituição. Com a obtenção de um crédito de Cr$ 500.000,00, foram iniciadas as obras de restauração do conjunto arquitetônico, concluídas em 1954, com a inauguração do jardim.

Professora Natália Barros

 
Natália Barros é graduada  e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco. Ela divide seu tempo entre a pesquisa de doutorado sobre Historiografia das Artes Plásticas em Pernambuco e o trabalho na Coordenação de Capacitação e Difusão Científico-Cultural (CADIF), da Fundação Joaquim Nabuco. Em nossa turma está ensinando a disciplina de metodologia do Ensino de história.


Hora do Almoço

 A hora do almoço é a hora mais importantes do dia pois podemos ter o prazer de comer e conversar com nossos amigos. Não existe momento mais apropriado para conhecer as pessoas.  Este é um momento de descontração quando aos sábados os alunos da turma de história procuram um restaurante ou churrascaria para repor as forças e continuar os estudos da pós-graduação.



Da esquerda para direita Ana, Nivaldo, Adriana, Joseane, Adauto, Neto e Carminha almoçando
no Bangalô na Praça da Bandeira em Limoeiro.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Semana Santa 2011



Semana Santa 2011

  • Em 17 de abril de 2011 é o Domingo de Ramos
  • Em 18 abril de 2011 é segunda-feira de Páscoa
  • Em 19 de abril de 2011 é a terça-feira Santa
  • Em 20 de abril de 2011 é Quarta Feira de Cinzas
  • Em 21 de abril de 2011 é nesta quinta-feira Santa
  • Em 22 abril de 2011 é Sexta-feira Santa
  • Em 23 de abril de 2011 é o Sábado Santo
  • Em 24 de abril de 2011 é o domingo de Páscoa
.
A semana santa é uma tradição religiosa que vem do Cristianismo que celebra tanto a paixão quanto a morte de cristo, além de sua Ressurreição. Ela começa com o triunfo de Jesus em Jerusalém, que ocorre sempre no domingo de ramos, e tem seu término na ressurreição, que ocorre no domingo de páscoa. Em virtude dessa importantíssima manifestação cultural e religiosa não haverá aula para nossa turma próximo sábado.

Escolha da Camisa da Turma de História



Queridos amigos da turma de História estamos começando este grandioso curso que com certeza irá abrir enormes oportunidades para nossa vida. Trago até vocês a oportunidade de fazer uma belíssima camisa que possa demonstrar a importância do nosso curso. As três primeiras imagens são para colocar na manga da blusa e as outras três são para colocar atrás com um formato grande. Nós escolheremos em sala de aula de forma democrática no dia 30/04/2011.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Primeiro Professor da Turma



Na foto acima temos o professor Eliézio Silva que foi o primeiro professor da turma de pós-graduação de Ensino de História do Brasil no pólo da FACOL em Limoeiro. Eliézio ministrou a disciplina de Didática do Ensino Superior, que se preocupa em estudar entre outras coisas planejamento, avaliação, tendências pedagógicas etc. As aulas desse primeiro módulo iniciaram-se no dia 19/03/2011 e finalizaram-se em 09/04/2011. Aguardamos com bastante curiosidade sobre qual será a nova disciplina que iremos cursar e qual será o novo professor a nos ensinar.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Pós-graduação em História do Brasil


PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL

APRESENTAÇÃO:
 
Os cursos de Pós-graduação ligados ao ensino visam aprofundar conhecimento nas áreas específicas e motivar reflexões acerca da prática docente. O corpo docente proporciona um ambiente acadêmico que estimula à pesquisa e o aprofundamento para o exercício profissional.

OBJETIVO:
 
Disponibilizar e atualizar conteúdos abordados no ensino de história aplicados no Ensino Fundamental, Médio e Superior, oportunizando aos professores uma formação de excelência para suas atividades de ensino na Escola Pública e Privada.


PROGRAMA CURRICULAR
  1. Teoria da História
  2. História da Cultura Medieval
  3. Metodologia e Técnicas da Pesquisa Histórica
  4. Formação da Modernidade Ocidental
  5. Formação Sociocultural do Brasil
  6. História do Nordeste
  7. Tendências da Historiografia Mundial
  8. Didática do Ensino Superior
  9. Tópicos Especiais de Produção de Texto
  10. História da Arte Brasileira
  11. História e Literatura
  12. Psicologia da Aprendizagem

HISTÓRIA




Ciência que estuda as sociedades antigas e ação dos homens no tempo. Pesquisa, estuda e interpreta os fatos de acordo com suas causas, significados e conseqüências, avaliando acontecimentos passados e presentes, assim como as condições econômicas, culturais e sociais que os originaram. Pela crítica e interpretação dos acontecimentos, amplia a compreensão sobre o desenvolvimento da humanidade.